É evidente que a grande maioria das pessoas precisa de um emprego para receber um salário e custear seu sustento. Mas o salário definitivamente não é o único fator de relevância em uma relação de trabalho. Situações como ser ignorado pelo chefe ou não receber trabalho compatível com seu nível de conhecimento e formação podem minar a qualidade do trabalho e até a saúde mental do colaborador. Então, como lidar? Para saber mais, acompanhe a leitura deste artigo.
Hierarquia de necessidades humanas básicas
Uma teoria comumente usada para compreender a relação de cada indivíduo com seu trabalho é o conceito de hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como a pirâmide de Maslow. Este estudo apresenta as necessidades básicas do ser humano, e entre ela estão as necessidades de segurança no emprego, autoestima, confiança, reconhecimento e realização. Não é à toa que a atitude de um chefe de ignorar seu colaborador é tão prejudicial.
Ser reconhecido pelo seu líder e receber atribuições de acordo com seu nível de conhecimento são importantes para a autoestima e satisfação do colaborador em seu emprego.
Por que meu chefe me ignora?
Se você está vivenciando esta situação, deve estar pensando o porquê de tal atitude. Infelizmente, não é raro que o chefe sinta-se ameaçado pelo conhecimento e competência de um novo colaborador, que às vezes foi contratado por outra pessoa.
Pode ser também que tenha havido alguma antipatia por fatores pessoais, até por traços de personalidade diferente, o que evidentemente não deveria misturar-se com a relação profissional.
Problemas de relacionamento podem ocorrer também entre pessoas que já tiveram algum tipo de convívio fora do ambiente de trabalho, e que algum conflito não resolvido reflita na relação profissional.
Estamos nos referindo à liderança aqui como chefe, porque este tipo de comportamento não é esperado de um bom líder. Qualquer tipo de conflito existente entre colaborador e seu líder deve ser resolvido de forma diferente, como falaremos mais adiante.
Como lidar com esta situação?
Se você está vivenciando esta situação e tenha percebido que o chefe o ignora deliberadamente, tratando-o de forma diferente dos outros, o primeiro passo é respirar fundo e tentar acalmar-se. Este passo é importante para que o próximo também possa funcionar.
Com a cabeça mais tranquila, chame seu líder para conversar. Apresente a situação que vem percebendo e pergunte o que está havendo. Há boa chance de que ele vá negar o ocorrido, então se prepare para uma negativa. Se mesmo assim a situação não melhorar, recorra ao RH.
Converse com alguém do RH e exponha a situação. Pode até ser que outras pessoas já tenham reclamado deste chefe anteriormente, tornando ainda mais evidente sua situação.
Muitas pessoas deixam de falar e acabam “engolindo sapos” por medo de perder o emprego. Porém, é importante considerar que, ao invés de correr o risco de perder um emprego, que pode ser substituído por outro, o colaborador perda sua saúde física e mental.
Isto pode ser assédio moral
O comportamento de ignorar intencionalmente o colaborador como forma de punição, ou até deixar de delegar atribuições a ele, e trata-lo de forma diferente dos outros, caracterizam sinais de assédio moral.
Se tentar resolver o problema de forma amigável não resolver, o colaborador pode buscar seu sindicato ou um advogado trabalhista e descrever sua situação. Você será orientado a reunir evidências e testemunhas que saiam em seu favor para entrar com um processo judicial, o que pode render punição ao chefe e indenização da empresa ou do líder ao colaborador.
A perseguição do trabalho é uma situação muito séria e, ao tornar-se persistente, não deve ser ignorada. Se este for seu caso, busque ajuda.
Cuide de seu bem-estar
É importante conversar com outras pessoas para tentar entender se realmente está havendo uma situação deliberada ou se você não está bem com a empresa ou escolha do cargo, por exemplo. Caso conclua que de fato está havendo assédio moral, lembre-se de sua competência e vá em busca de outra colocação profissional. Esta é outra estratégia, até menos desgastante, para superar o problema e preservar sua saúde.
Meu chefe me ignora, o que fazer?
Você vivencia este problema? Se sua resposta for sim, espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e auxilie outras pessoas que possam estar passando por situação semelhante.
Para mais conteúdos como este, continue em nossa página. Acompanhe-nos, temos novidades diariamente. Até a próxima e sucesso!