Aprender um novo idioma nem sempre é uma coisa fácil. Com muitas regras de gramática, novos sons e vocabulário para assimilar, a tarefa pode ser muito complicada. Mas, você já pensou em potencializar o seu aprendizado de inglês através de músicas?
No post de hoje, vamos te mostrar como dá sim para aprender inglês através de músicas!
Aprender inglês com música?
A música pode ser uma grande aliada daqueles que estão aprendendo uma nova língua. Não é só ela: o cinema, as produções de TV, rádio e podcasts também podem ser amplamente utilizados como material de apoio às aulas. Mas, por que? Pois ao ouvir uma música de língua inglesa, ficamos mais acostumados com os sons das palavras, com como as frases são construídas e com os diferentes sotaques que encontramos no idioma.
Além disso, consumir estas produções de outros países (sejam elas dos Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália ou qualquer outro país onde o inglês é a língua oficial) nos faz ter um contato maior também com a cultura local. Afinal, quando aprendemos um novo idioma, não aprendemos só como dizer determinada frase nesta língua, mas passamos a ter contato direto com a cultura local. Dessa forma, consumir músicas, filmes, séries de TV e outros produtos culturais só enriquece mais a nossa experiência de aprender um novo idioma.
Por último, mas não menos importante, utilizar músicas é uma forma divertida e dinâmica de aprender inglês! Ao ouvir uma música que gosta, você pode se sentir muito mais motivado para aprender a pronunciar as frases e cantar junto e tentar descobrir o que a letra quer dizer.
7 músicas em inglês para aprender
As músicas tem muito a nos ensinar, seja pelo conteúdo ou pela forma como os seus versos foram construídos!
1. ABC, Jackson 5
Uma das músicas mais clássicas para quem está iniciando o seu aprendizado de língua inglesa, ABC é a nossa primeira indicação. Muito recomendada por professores nas primeiras aulas, aqui aprendemos as primeiras letras do alfabeto e os números. Confira um trecho:
All you gotta do is repeat after me
A B C, easy as one, two, three
Are simple as Do Re Mi
A B C, one, two, three, baby, you and me girl
2. The 3 R’s, Jack Johnson
Parte da trilha sonora original da animação infantil George, o Curioso (2006), The 3 R’s é uma música que não só nos ajuda a aprender inglês, mas também um pouco sobre sustentabilidade. Acompanhado de um coral de crianças, Jack Johnson nos apresenta parte da tabuada do três e utiliza o número para ensinar as palavras chave da sustentabilidade, os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Confira um trecho:
Three it’s a magic number
Yes it is, it’s a magic number
Because two times three is six
And three times six is eighteen
And the eighteenth letter in the alphabet is R
We’ve got three R’s we’re going to talk about today
We’ve got to learn to
Reduce, reuse, recycle
3. Someone like You, Adele
Uma das músicas mais famosas da cantora Adele pode nos ajudar a lembrar um elemento que não pode faltar em nenhuma frase na língua inglesa: os pronomes. Aqui, ela constrói suas frases ao redor de dois personagens, eu e você em tempos verbais diferentes. Confira um trecho:
I hate to turn up out of the blue, uninvited
But I couldn’t stay away, I couldn’t fight it
I had hoped you’d see my face
And that you’d be reminded that for me, it isn’t over
Never mind, I’ll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
“Don’t forget me, ” I beg
I remember you said
“Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead”
4. Who Are You, Fifith Harmony
Nesta balada, as integrantes do Fifith Harmony falam sobre a inconstância de um relacionamento amoroso. Para enfatizar a mudança de comportamento, elas utilizam os dias da semana como guia dos seus versos. Confira um trecho:
Monday, you sent me flowers
Tuesday, made me feel stupid
Wednesday, the world was ours
Thursday, you didn’t prove it
Friday, fell back in love
Saturday, we didn’t talk
Sunday, you said you needed space
5. Wonderful Tonight, Eric Clapton
O presente é o primeiro tempo verbal que aprendemos quando estamos estudando inglês. Nesta música romântica, Eric Clapton compõe todos os seus versos utilizando somente este tempo verbal. Confira um trecho:
We go to a party and everyone turns to see
This beautiful lady that’s walking around with me
And then she asks me, Do you feel all right?
And I say, “Yes, I feel wonderful tonight”
6. Yellow Submarine, The Beatles
Conhecidos por suas letras simples de serem entendidas, The Beatles são queridinhos dos professores quando o assunto é aprender inglês com música. Em Yellow Submarine, podemos conferir como é construído as frases no passado simples (past simple), além de uma história muito curiosa sobre um submarino amarelo. Confira um trecho:
In the town where I was born
Lived a man who sailed to sea
And he told us of his life
In the land of submarines
So we sailed up to the sun
‘Til we found a sea of green
And we lived beneath the waves
In our yellow submarine
7. Dangerous Woman – Ariana Grande
No inglês, é muito comum que algumas palavras sejam escritas ou faladas de forma encurtada. São as chamadas contractions (contrações) e ocorrem quando uma palavra ou mais são reduzidas sem perder o seu significado. No o hit Dangerous Woman da Ariana Grande, podemos conferir algumas contrações muito comuns à língua inglesa como about em ‘bout, something em somethin’ e want to em wanna. Confira um trecho:
Somethin’ ’bout you makes me feel like a dangerous woman
Somethin’ ’bout, somethin’ ’bout, somethin’ ’bout you
Makes me wanna do things that I shouldn’t
Somethin’ ’bout, somethin’ ’bout, somethin’ ’bout