Objetivo TCC: o que é e como definir com exemplos

Existem alguns elementos obrigatórios em um TCC, que são extremamente importantes para o desenvolvimento da pesquisa. E que, por isso, não podem ser ignorados ou deixados para depois. Um desses elementos é o objetivo.  

Definir os objetivos de um TCC é uma tarefa mais difícil do que parece. Embora seja uma parte muito pequena do trabalho, os objetivos influenciam o trabalho todo, desde a introdução até a conclusão. 

Além disso, existem diversos detalhes para ficar atento ao escrever os seus objetivos. É por isso que, neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o que é o objetivo no TCC e como escrevê-lo. Confira!

O que é o objetivo no TCC?

Quando procuramos no dicionário a palavra “Objetivo”, encontramos as seguintes respostas: “Propósito”, “Meta”, “Alvo”, “Intenção” e “Finalidade”. Ou seja, um objetivo é aquilo que desejamos alcançar a partir das nossas ações. 

Ao iniciar um TCC, definir o objetivo está entre as primeiras e mais importantes tarefas a serem cumpridas. Pois uma pesquisa acadêmica nada mais é do que uma investigação minuciosa e sistemática, que tem por finalidade encontrar respostas para os problemas propostos. Sendo assim, não é possível fazer uma pesquisa sem objetivos claros para a investigação. Da mesma forma que não é possível prosseguir sem um tema delimitado.

Sem esses elementos a pesquisa simplesmente não tem como prosseguir e obter sucesso e contribuir para a construção de ideias e reflexões sobre a realidade.

O objetivo, portanto, guia todo o planejamento e desenvolvimento do TCC. Seja na escolha do referencial teórico, com também na escolha dos métodos empregados de coleta e análise de dados. 

Quando definir o objetivo do TCC?

A sequência de cada elemento do TCC é algo que gera muitas dúvidas entre quem os estudantes. O que fazer primeiro? O que posso deixar para depois?

Como vimos, o objetivo é um elemento que precisa ser feito ainda no início do trabalho. Pois, sem ele, fica mais fácil de se perder durante a realização de coletas de dados, análise e a escrita do trabalho como um todo. Para evitar que isso aconteça, nada de deixar para depois: estabeleça o objetivo do seu TCC o quanto antes!

Mas não é só o objetivo que precisa estar definido antes de começar a pesquisa em sim. Na elaboração do pré-projeto de pesquisa (que acontece geralmente no primeiro semestre do TCC), o estudante precisa deixar pronto outros elementos, na seguinte ordem:

Quais são os tipos de objetivo em um TCC?

No TCC, o objetivo é um elemento dividido em duas partes, cada um uma finalidade própria. Confira quais são e como escrevê-los:

Objetivo Geral

O objetivo geral é aquele que apresenta a ideia central do trabalho que se está desenvolvendo. Dessa forma, o objetivo geral tem uma visão ampla sobre o estudo. Relaciona-se diretamente com o problema que a pesquisa tenta resolver e as hipóteses que podem solucioná-lo. 

Assim, se tivéssemos que reduzir o objetivo geral a uma pergunta, seria: O que?. Ou seja, o que o estudo quer fazer? Essa pergunta não precisa de uma resposta longa. Na verdade, é possível definir o objetivo geral de um TCC em apenas uma frase. Mas se for necessário, não tem problema escrever um pouco a mais, desde que não ultrapasse um parágrafo do texto.

Por exemplo, a monografia “A indústria farmacêutica no Brasil: um estudo do impacto socioeconômico dos medicamentos genéricos”, apresenta o seguinte objetivo geral:


Por outro lado, a monografia “Manejo Adaptativo e Apropriação de Sistemas Agroflorestais por Agricultores Através do Monitoramento Participativo” possui um objetivo geral mais longo:

Objetivos Específicos

Antes de mais nada, ressaltamos que não é possível descrever os objetivos específicos de um trabalho sem que o objetivo geral esteja bem definido. Pois os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral da pesquisa.

Dito isso, se reduzíssemos a uma pergunta, seria: Como?. Ou seja, como será possível alcançar o objetivo geral da pesquisa?

Os objetivos específicos, então, têm função instrumental: eles descrevem os passos necessários ou as metas intermediárias no caminho para chegar ao objetivo geral.

Nesse sentido, os objetivos específicos não podem se resumir a uma frase ou um só desdobramento, por isso mesmo que falamos já no plural. A forma mais comum de definir os objetivos específicos é através de uma lista de ações, iniciadas a partir de um verbo no infinitivo. 

Existem três tipos de objetivos específicos:

  1. Exploratório, que busca levantar informações sobre fenômeno ou evento estudado;
  2. Descritivo, que descreve e caracteriza o fenômeno ou evento estudado; e
  3. Explicativo, que identifica e analisa os fatores que permitem a ocorrência daquele fenômeno ou evento estudado.

Em geral, combina-se o objetivo específico com o tipo de pesquisa que se deseja realizar. Mas isso não significa que todos os objetivos específicos precisam ser somente de um tipo. Na verdade, é possível utilizar os três tipos em uma pesquisa, mas os métodos usados nela precisam estar de acordo com eles.

Você lembra do exemplo de objetivo geral que apresentamos acima? Confira como ficaram os objetivos específicos da mesma pesquisa:

Toda pesquisa precisa ter objetivos geral e específico?

Como mencionamos anteriormente, o objetivo é um elemento obrigatório de toda pesquisa científica, não só do TCC. Esse parâmetro se refere especificamente ao objetivo geral. Ou seja: não é possível fazer uma pesquisa sem um objetivo geral estabelecido.

Por outro lado, os objetivos específicos são recomendáveis, mas não obrigatórios. Pesquisando e lendo trabalhos já publicados, você irá notar que muitos apresentam objetivos específicos, mas outros não. Em suma, a decisão de incluir ou não objetivos específicos é do autor da pesquisa e do seu orientador.

Nossa recomendação é que você pense nos objetivos específicos e faça ao menos um rascunho deles, ainda que não vá incluir no texto final. Pois eles acabam funcionando como uma lista de passos que você tem que percorrer ao realizar o seu TCC, o que é ótimo para manter o foco e a motivação.

A influência dos objetivos no título do TCC

Como podemos ver, é impossível elaborar e escrever um bom trabalho de pesquisa sem objetivos claros e bem definidos. O objetivo guia o trabalho e, por isso, tem influência em todas as partes de um TCC. Inclusive no título. 

A titulação de um trabalho de pesquisa não é tão simples para boa parte dos alunos. É comum, inclusive, que os alunos sintam dificuldade em dar um título para os seus trabalhos ao criarem seus projetos. Deixando essa tarefa para o último momento, quando finalizam o TCC. 

Segundo Lakatos & Marconi, em “Fundamentos da Metodologia Científica”, o título sintetiza o conteúdo da pesquisa. E, por isso, ele “emana dos objetivos gerais e específicos, quase como uma ‘síntese’ dos mesmos”. Mas, quando a pesquisa contar com um título e um subtítulo, o título pode ser mais abrangente, desde que o subtítulo caracterize os objetivos do trabalho. 

Por exemplo, confira quais são os objetivos do seguinte TCC:

Agora, confira o título escolhido para o trabalho:

O que a ABNT fala sobre o objetivo?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não define de que forma o objetivo de uma pesquisa acadêmica deve aparecer no trabalho escrito. Mas, de acordo com a NBR 14724, os objetivos da pesquisa, assim como a delimitação do tema devem aparecer no texto de introdução.  

Portanto, fica a critério do estudante decidir de que forma prefere apresentar os objetivos do seu TCC. Alguns preferem manter tanto o objetivo geral quanto os específicos diretamente no texto, sem fazer qualquer tipo de divisão. Outros, preferem dividir os dois objetivos em um subtópico, separando-a do texto principal da Introdução. 

Acima, você pode conferir exemplos de objetivos divididos como um subtópico da introdução e também incluído como um parágrafo na introdução. Abaixo, você pode conferir outra forma de apresentar o objetivo: o geral entra como um parágrafo do texto e os gerais ficam listados com a ajuda de marcadores:

Como escrever os objetivos do seu TCC

1. Seja objetivo e sucinto

Ao escrever os seus objetivos gerais e específicos não esqueça de ser, justamente, objetivo. Uma frase bem construída já dá conta de passar a informação necessária para o leitor. Por isso, evite se alongar no assunto.

2. Transforma sua pergunta-problema em uma afirmação

Como falamos anteriormente, o objetivo geral tem relação direta com o problema da pesquisa, ou seja, aquele evento ou fenômeno que quer se investigar. Uma boa forma de elaborar seu objetivo é, então, transformar a pergunta do problema de pesquisa em uma afirmação. 

Assim, não se preocupe se a escrita do seu objetivo geral for muito semelhante à do problema. Isso é bastante comum e não é visto com maus olhos pelos avaliadores. Só tome cuidado para não repetir a mesma construção. Lembre-se que o problema se coloca como uma pergunta e o objetivo como uma afirmação!

3. Demonstre suas intenções com verbos apropriados

A melhor maneira de escrever seus objetivos é iniciando a frase com um verbo no infinitivo. Ou seja, aqueles terminados em -ar, -er e -ir. 

Utiliza-se verbos no infinitivo pois determinam uma ação clara, sem marcação de tempo ou de modo. E também porque são de fácil compreensão. Dessa forma, não deixam dúvida para o leitor sobre as intenções dos objetivos. 

Conhecer uma boa variedade de verbos, portanto, é fundamental para passar a ideia correta para o leitor. Eles irão te ajudar a elaborar suas frases com mais clareza e exatidão. Mas, quando se trata dos objetivos específicos, o ideal é não repetir verbos. Pensando nisso, trouxemos uma lista de verbos bastante utilizados em objetivos de TCC. Confira:

Verbos de conhecimento

Adquirir – Associar – Calcular – Citar – Classificar – Definir – Descrever – Distinguir – Enumerar – Especificar – Estabelecer – Exemplificar – Expressar – Identificar – Indicar – Medir – Mostrar – Nomear – Ordenar – Reconhecer – Recordar – Registrar – Relacionar – Relatar – Reproduzir – Selecionar.

Verbos de Compreensão

Concluir – Deduzir – Demonstrar – Descrever – Determinar – Diferenciar – Discutir – Exemplificar – Expressar – Esboçar – Explicar – Exprimir – Extrapolar – Identificar – Ilustrar – Interpolar – Interpretar – Localizar – Modificar – Narrar – Preparar – Relatar – Reelaborar – Reordenar – Reorganizar – Representar – Revisar – Sumarizar – Transformar – Transmitir.

Verbos de Aplicação

Aplicar – Classificar – Derrotar – Desenvolver – Esboçar – Empregar – Escolher – Estruturar – Ilustrar – Interpretar – Modificar – Operar – Organizar – Praticar – Relacionar – Reestruturar – Selecionar – Traçar – Transferir – Usar.

Verbos de Análise

Analisar – Classificar – Categorizar – Combinar – Comparar – Comprovar – Criticar – Deduzir  – Diferenciar  – Discutir – Debater – Detectar – Descobrir – Discriminar – Examinar – Experimentar – Identificar – Investigar – Selecionar – Subdividir.

Verbos de Síntese

Combinar – Comunicar – Compilar – Compor – Coordenar – Criar – Comprovar – Desenvolver – Dirigir – Documentar – Especificar – Explicar – Esquematizar – Formular – Modificar-  Organizar – Planejar-  Produzir – Propor – Relacionar – Relatar – Reescrever – Reconstruir – Sintetizar.

Verbos de Avaliação 

Avaliar – Concluir – Contrastar – Criticar – Considerar – Escolher – Interpretar – Justificar  – Padronizar – Precisar – Relacionar – Selecionar – Validar – Valorizar.

4. Não deixe frases soltas

Não é por acaso que os objetivos são apresentados durante a introdução da pesquisa. Os objetivos sempre precisam ser contextualizados, ou seja, precisam de um porque, que é justamente apresentado na introdução através da delimitação do tema, do problema de pesquisa e da justificativa do TCC. São esses três elementos que dão suporte para que o leitor entenda os objetivos do seu trabalho. 

Assim, quando formular seus objetivos, não deixe de reler a sua introdução completa com atenção, verificando se todos os aspectos abordados estão contextualizados. 

 

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre como escrever os objetivos dos seu TCC com este artigo! Continue acompanhando nosso site para mais conteúdos sobre trabalhos acadêmicos e carreira.