Se você deseja progredir em sua carreira, ganhar um pouco mais de dinheiro, investir em uma área que esteja crescendo no mercado, etc., mas acaba sofrendo com algumas dúvidas, como por exemplo, quais são as profissões em alta para 2019, 2020 e e em diante, continue aqui! Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre as melhores indicações de profissões!
Por que investir em crescimento e transformação?
Muitas vezes as pessoas estão satisfeitas com sua atual carreira profissional e pensam não precisar de mudanças ou transformações. Porém, o mundo e principalmente o mercado de trabalho estão em constante evolução, assim como o próprio ser humano. Se pegarmos como exemplo profissões que eram muito importantes há uma década, muitas delas já não fazem mais sentido hoje.
Por isso, é interessante pensar em participar da evolução junto ao mercado de trabalho. Cotar empregos que estão em alta, ou quem sabe apostar em novas áreas ou especializações da sua própria área, que estejam surgindo. Investir em áreas que estão em evolução ou começaram a aparecer agora, ajuda muito no crescimento profissional e humano, pois, permite que o profissional saia da estagnação e da inércia, dentro da sua profissão.
Se você se sente mais tendencioso a investir no aprimoramento da sua área atual, confira a lista que trouxemos com algumas áreas que estão em evidência no mercado atualmente, são destaque em 2019 e prometem continuar sendo, conheça as profissões em alta para 2019, 2020 e em diante:
- Agroecologia;
- Conselheiro de aposentadoria;
- Consultor financeiro;
- Desenvolvedor de aplicativos mobile;
- Desenvolvedor de jogos digitais;
- Especialista em diversidade;
- Especialista em segurança digital;
- Especialista em gestão de pessoas;
- Tecnólogo em energias renováveis;
- Tradutor
Para melhor entendimento, daremos uma breve descrição referente as áreas propostas acima, explicando:
- Que função exerce o profissional da área;
- O porquê de a área estar em alta;
- Qual a formação necessária para tal função.
A partir destes três pontos é possível ter uma melhor compreensão da área em questão e o porquê da sua evolução.
1. Agroecologia e a preocupação com o meio ambiente
Uma das áreas que crescem no mercado de trabalho de alguns anos para cá e promete continuar crescendo, é a área de Agroecologia. A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais visível, por isso, meios de ligar a agricultura com a ecologia são importantíssimos. Confira detalhes:
Quais funções exercem o “agroecologista”?
O profissional da área da agroecologia é o principal responsável por planejar, instalar e prestar as devidas manutenções na produção agropecuária. O profissional deve manter a ênfase nas práticas que não serão prejudiciais ou de certa forma, agressivas, ao meio ambiente. Nos dias atuais, a agroecologia é também conhecida por ser uma ciência integradora, que pode ser envolvida nas práticas agrícolas e até mesmo no movimento social e político.
Por que a agroecologia está em alta?
Em meados de 2012, o governo brasileiro criou algumas formas de incentivo para a área, mostrando certa preocupação com a agricultura e o meio ambiente. Devido a isto, o crescimento na área tem se mantido desde então.
Qual formação é necessária para trabalhar na área da agroecologia?
Para trabalhar nesta área é necessário o curso de “Tecnólogo em Agroecologia”.
2. Conselheiro de aposentados e o crescimento da área
Esta é uma profissão que podemos chamar de “profissão do futuro”. Principalmente porque de certo ponto, ainda não existe, de fato, um foco total nesta necessidade. Porém, ela é uma das mais cotadas para crescer e se desenvolver de 2019 em diante, devido ao aumento do índice de envelhecimento da população brasileira.
Quais funções exercem um “conselheiro de aposentados”?
O conselheiro de aposentados, como o próprio nome já explica, possui a função de aconselhar e indicar as melhores opções de aposentadoria, tudo isso de acordo com o perfil financeiro do cliente.
Por que a função de “conselheiro de aposentados” está crescendo?
Devido ao crescimento no índice de pessoas no Brasil que estão chegando a velhice, profissionais que sejam envolvidos na área, acabam sendo cada vez mais solicitados, principalmente por causa das mudanças na Previdência.
Formação necessária para a área?
Administração, Contabilidade, Direito ou Economia.
3. Consultor financeiro ajudando com a crise no Brasil
Esta profissão é uma das mais conhecidas no mercado, principalmente nos dias atuais. Com o Brasil enfrentando e aos poucos se recuperando da crise financeira que surgiu nos últimos anos, a carreira profissional do “Consultor financeiro” é uma das mais cotadas para o crescimento.
Quais funções o consultor financeiro exerce?
O profissional da consultoria financeira é o responsável por controlar, organizar e planejar os movimentos financeiros de uma empresa, ou também, de uma única pessoa.
Por que o cargo de consultor financeiro está em alta?
O principal motivo para o profissional de consultoria financeira estar com o cargo supervalorizado, é justamente devido a atual condição financeira do país. Com a crise financeira mostrando os seus primeiros passos para uma melhoria, os profissionais de consultoria financeira são mais procurados por pessoas físicas e por empresas.
Formação necessária para trabalhar na área?
Administração, Ciências Contábeis e Economia.
4. A evolução digital e o desenvolvedor de aplicativos mobiles
Sabemos que o mundo está cada vez mais digital. Os canais de comunicação e de acessos aos mais variados serviços estão se modernizando e evoluindo de maneira bem rápida. Para isso, profissionais que estão engajados nas áreas que envolvam tecnologia, são cada vez mais procurados. Principalmente, tratando-se de desenvolvimento de aplicativos mobile.
Quais são as funções exercidas pelo desenvolvedor de aplicativos mobile?
O desenvolvedor de aplicativos mobile possui a função de criar e desenvolver aplicações para dispositivos móveis, adaptando as soluções das empresas à evolução digital, onde cada vez mais aparelhos estão surgindo e novas funções sendo desenvolvidas para facilitar o dia a dia dos usuários.
Por que o cargo de desenvolvedor de aplicativos mobile está em alta?
A função de desenvolvedor de aplicativos mobile está em alta, justamente porque o mundo está evoluindo rápido, em tecnologia; e as soluções das empresas precisam acompanhar essas tendências em suas demandas, produtos e serviços.
Formação necessária para trabalhar na área?
Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
5. O mundo dos vídeos games e o desenvolvedor de jogos digitais
É de se imaginar que os jogos digitais estão evoluindo cada vez mais, não apenas os jogos, mas também o mercado a sua volta. Com frequência conseguimos encontrar pessoas engajadas em jogos de celular, computador e vídeo game; tendo esses jogos com seus principais hobbies. Em muitos países, inclusive, tais jogos são considerados um esporte. Para acompanhar este crescimento de mercado, cada vez mais profissionais de desenvolvimento de jogos digitais estão sendo procurados.
Quais são as funções exercidas pelo desenvolvedor de jogos digitais?
Como o próprio nome já diz, a principal função do desenvolvedor de jogos digitais é a criação de jogos para as plataformas digitais, como computador, smartphone e vídeo games. Dentro da área, existem diferentes segmentos como por exemplo, criação de roteiro, personagens, cenário e animação.
Por que o cargo de desenvolvedor de jogos digitais está em alta?
O cargo cresce cada vez mais, justamente porque tem mercado. Quanto mais o mercado continuar evoluindo, mais profissionais que trabalham na área serão solicitados.
Formação necessária para trabalha nesta área?
Tecnologia em Jogos Digitais.
6. Especialista em diversidade e a sua importância
Esta nomenclatura é algo muito recente, algo que torna essa uma das profissões mais novas e que também, possui um grande caminho pela frente. De 2019 em diante, o especialista de diversidade provavelmente será uma das profissões mais procuradas, principalmente porque muitos movimentos sociais estão aparecendo e procurando promover a individualidade de cada um como ser humano.
Quais são as funções de um especialista de diversidade?
Por uma perspectiva social, o especialista de diversidade tem a missão de promover a mudança na percepção da sociedade, sobre a diversidade social. Isso é feito, promovendo dentro de uma empresa, por exemplo, o respeito a individualidade de cada um no que diz respeito a pluralidade de gênero, a ancestralidade, as crenças religiosas, etc.
Por que o cargo “especialista de diversidade” está crescendo?
Junto com os movimentos sociais que cobram das pequenas e grandes empresas o respeito pela individualidade do ser, esta profissão também está cotada para crescer de 2019 em diante. Principalmente com novas leis aparecendo referente ao respeito a diversidade; e o interesse das empresas e organizações a aderir a tendência.
Formação necessária para trabalhar na área?
Um curso totalmente especializado nesta área ainda está em desenvolvimento, mas outras áreas podem fornecer o conhecimento necessário, como profissionais da Psicologia, de Recursos Humanos e Sociólogos. Há também cursos de curta duração específicos sobre o tema.
7. Especialista em segurança digital e a proteção da rede
Um grande risco para as pequenas e grandes empresas, são os constantes ataques de hackers. Com estes riscos, os profissionais especializados em segurança digital estão cada vez mais sendo procurados pelas empresas.
Quais as funções de um especialista em segurança digital?
Como dito acima, os profissionais especialistas em segurança digital exercem a função de serem os “guardiões” dos dados virtuais das empresas, impedindo que hackers promovam ataques aos sistemas com intenções criminosas ou de vandalismo.
Por que o cargo de especialista em segurança digital está em alta?
Com a modernização virtual, a vulnerabilidade dos sistemas também aumenta. Para que isso seja combatido, mais profissionais que procuram promover a segurança digital estão sendo solicitados.
Formação necessária para trabalhar na área?
Tecnólogo em Segurança Digital e Segurança da Informação.
8. Gestão de pessoas e a sua importância em todos os ramos de atividade
Profissionais que trabalham com a gestão de pessoas têm sido cada vez mais procurados hoje em dia e ainda assim, continuarão sendo procurados nos anos seguintes. Principalmente, porque as empresas precisam de pessoas que saibam alinhar as necessidades dos colaboradores com as necessidades da empresa, mantendo um time focado e engajado.
Quais as funções de um gestor de pessoas?
O profissional de gestão de pessoas trabalhará alinhando as necessidades dos funcionários e colaboradores; e as necessidades da empresa. Ele trabalhará promovendo tal alinhamento a partir do desenvolvimento das competências profissional dos funcionários e liderança do time.
Por que o cargo de gestão de pessoas está em alta?
O cargo de gestão de pessoas dificilmente cairá ou parará de crescer, pois, liderar pessoas sempre será um desafio o tema está ainda mais em alta, principalmente pelo surgimento da Gestão 3.0.
Formação necessária para trabalhar na área?
Cursos superiores como Administração, Psicologia ou Tecnólogo em Gestão de RH.
9. Tecnólogo em energias renováveis e a sustentabilidade
Entre os movimentos sociais que procuram promover a preservação do meio ambiente, e a conscientização da população sobre os riscos que a falta da preservação pode causar; entra o profissional Tecnólogo em Energias Renováveis.
Quais as funções de um tecnólogo em energias renováveis?
O profissional que exerce tal função planeja, opera e gerencia atividades que focam a energia sustentável ou renovável; junto a outros profissionais como um Engenheiro Ambiental, por exemplo, este profissional deve saber e cumprir normas técnicas de segurança ao meio ambiente.
Por que o cargo de tecnólogo em energias renováveis está em alta?
Com a necessidade de um mundo movido a energia sustentável em decorrência de todos os impactos ambientais que o mundo vem sofrendo ao longo dos anos; o profissional focado nas energias renováveis se faz cada vez mais necessário.
Formação necessária para trabalhar na área?
Tecnologia em Energias Renováveis.
10. O Tradutor e a globalização
Com a globalização cada vez mais aparente, profissionais que trabalham com a comunicação e tradução são cada vez mais procurados. A necessidade do mercado em traduzir produtos que vem de outros países está cada vez mais em alta, bem como a necessidade de manter a comunicação entre diversos países, de forma rápida e efetiva.
Quais as funções de um tradutor?
Como o próprio nome já diz, o profissional que trabalha na área de tradução exerce a função de traduzir conteúdos em outras línguas. A pessoa que trabalha em tal área também pode pensar em exercer funções de intérprete.
Por que o cargo tradutor está em alta?
Como dito mais acima, o mundo está cada vez mais globalizado, com isso, a necessidade de traduzir conteúdos que venham de outros países começam a aparecer. E isso, tende a crescer cada vez mais a partir de 2019.
Formação necessária para trabalhar na área?
Tradutor e intérprete.
Agora que você conhece as profissões que estão em alta ou que estão crescendo cada vez mais no mercado, não perca tempo e invista na sua carreira!
Curtiu o conteúdo? Então compartilhe-o com outras pessoas para elas saberem as profissões em alta para 2019 em diante!