Para muitas pessoas a satisfação no trabalho pode ser algo difícil de alcançar. Isso porque para elas a satisfação está relacionada a outros fatores que estão muito além de benefícios e remunerações.
Alguns pesquisadores e estudiosos já entenderam que a satisfação no trabalho está relacionada com a expectativa e a realidade vivenciada pelos funcionários no ambiente de trabalho.
No entanto, muitos colaboradores ainda não conseguiram encontrar a satisfação no trabalho, fazendo com que essa busca constante se torne uma inquietação que só tem crescido nos últimos tempos.
O ideal é que o trabalhador encontre significado naquilo que se propõe a fazer diariamente e ainda descobrir qual é de fato o seu propósito de carreira. Nesse processo, a empresa precisa assumir um papel importante ao proporcionar aquilo que o colaborador precisa para se sentir satisfeito.
Entenda neste post o que é satisfação no trabalho, o que causa a satisfação, quais são os autores que estudaram o assunto, qual a importância da satisfação no trabalho para as empresas e como gerar satisfação nos colaboradores.
O que é satisfação no trabalho?
A satisfação no trabalho pode ser entendida como a forma que uma pessoa se sente ao realizar as suas atividades profissionais. Contudo, essa sensação pode depender de vários fatores.
Portanto, a satisfação no trabalho pode ser influenciada pelo ambiente e pelo clima organizacional, a segurança que a empresa oferece para os seus colaboradores, a higiene encontrada nos estabelecimentos, a forma de gestão, a cultura da empresa, entre outros fatores.
A satisfação no trabalho também pode significar o estado emocional em que se encontra uma pessoa frente aos resultados obtidos com as suas atividades. O fato de ter prazer em fazer aquilo que ama pode transformar em satisfação.
O que causa satisfação no trabalho?

Foto: Depositphotos
Se sentir satisfeito no trabalho é algo muito subjetivo e a reação pode ser diferente para cada indivíduo. Contudo, alguns fatores podem ser comuns entre todos. Confira as principais causas de satisfação no trabalho.
1. Autonomia, propósito e aperfeiçoamento
O profissional se sente muito mais satisfeito quando tem a autonomia para direcionar a sua vida, tem um propósito de progredir profissionalmente e que busca se aperfeiçoar para alcançar seus objetivos.
2. Bons relacionamentos no ambiente de trabalho
Ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho deixa o clima muito mais agradável e o profissional consegue desenvolver melhor as suas tarefas. Dessa forma, é mais fácil visualizar um bom resultado, deixando o trabalhador mais satisfeito.
3. Ser feliz dentro e fora do trabalho
Quando um indivíduo está bem na sua vida pessoal isso acaba refletindo positivamente na sua carreira profissional. Por isso, é importante manter uma qualidade de vida e estar com a saúde em dia, além de ter a família sempre perto.
4. Dinheiro
Na verdade não é o dinheiro que deixa o profissional satisfeito, mas o reconhecimento do seu trabalho que pode ser recompensado com alguns benefícios. Sendo assim, as pessoas satisfeitas com seu trabalho tendem a crescer profissionalmente e são recompensadas por isso.
5. Saber lidar com as diferenças
Saber lidar com as diferenças é fundamental para o profissional se sentir satisfeito no trabalho. Isso porque todo profissional fica exposto a uma carga de estresse e riscos diariamente, mas a forma como ele dribla a situação reflete em bons resultados e na satisfação.
6. Focar nos objetivos
A carreira precisa fazer parte da sua vida, mas você precisa definir o que é mais importante em seu trabalho. Para isso, você precisa ter um objetivo que direcione as suas escolhas e mantenha você focado.
7. Separar o lado pessoal do profissional
Todo profissional que deseja construir uma carreira de sucesso precisa se sentir satisfeito no trabalho. Mas para isso é importante separar a sua vida pessoal da vida profissional, mostrando-se disponível para viver momentos de lazer com a sua família.
Quais são os autores que falam sobre satisfação no trabalho?

Foto: Depositphotos
A satisfação no trabalho é objeto de estudo de muitos autores que procuram entender o que leva um indivíduo a se sentir satisfeito em seu trabalho. Conheça alguns autores e suas obras.
Elton Mayo ― Experiência de Hawthorne
No estudo o autor procura encontrar quais são as condições que causam efeito sobre a produtividade dos trabalhadores.
Frederick Winslow Taylor ― Princípios de gestão científica
No livro o autor implantou o conceito de Taylorismo argumentando que não era possível encontrar a melhor forma de executar um trabalho-tarefa.
Frederick Herzberg ― The Motivation to Work
Herzberg aborda em seu trabalho a dualidade entre satisfação e insatisfação, sendo que para ele apenas a responsabilidade, o desafio e o reconhecimento do trabalho podem determinar a satisfação que os indivíduos sentem no trabalho.
Lucien Karpik ― Expectations and Satisfaction in Work
Karpik informa que não é possível medir a satisfação no trabalho apenas observando a expectativa psicológica do trabalhador, sendo necessário verificar a sua posição social, a situação em que está inserido e as suas orientações.
Qual a importância da satisfação no trabalho para as empresas?

Foto: Depositphotos
O capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa. Por isso, é importante que a companhia se preocupe em manter os trabalhadores sempre felizes para fortalecer alguns aspectos da organização.
1. Turnover
Profissionais satisfeitos com o seu trabalho, geralmente, não terão motivos para pedir para sair de uma empresa. Com isso, o número de turnover fica menor, diminuindo os custos com essa despesa.
2. Produtividade
Funcionários satisfeitos com as suas atividades no trabalho tendem a trabalhar corretamente, aumentando a produtividade e consequentemente apresentando melhores resultados.
3. Engajamento
Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupa e valoriza seus funcionários, muitos apoiam a companhia e se dedicam mais ao seu trabalho. Além disso, se preocupam em compartilhar e engajar toda a equipe para alcançar os resultados.
4. Lucro
Ter um bom ambiente de trabalho, se sentir seguro na execução de suas atividades, se sentir reconhecido e valorizado são motivos que ajudam a melhorar o desempenho dos colaboradores. Com isso, todos trabalham em busca de alcançar os melhores resultados, diminuindo custos e aumentando o lucro.
Como gerar satisfação nos colaboradores?

Foto: Depositphotos
Alguns colaboradores precisam ser estimulados diariamente por seus gestores para se manterem satisfeitos com o seu trabalho. Nesse momento, o líder possui um papel importante no desenvolvimento da sua equipe. Veja como gerar satisfação nos colaboradores.
1. Incentive a formação
Para deixar os colaboradores satisfeitos é necessário incentivá-los a buscar experiências relevantes. Para isso, é importante criar projetos de formação dentro do ambiente de trabalho ou colaborar com os custos de cursos, treinamentos e palestras fora do trabalho.
2. Trabalhe a comunicação
É tarefa da empresa informar e comunicar seus colaboradores sobre os seus objetivos, metas e como está o seu desempenho no trabalho. Dessa forma, o funcionário ficará mais satisfeito por saber onde precisa melhorar e como o seu trabalho tem contribuído para o sucesso da empresa.
3. Se permita delegar
Por não se sentirem seguros muitos gestores assumem todas as responsabilidades e acabam sufocados de tarefas. Por isso, é importante formar pessoas dentro da equipe para desafiá-los e começar a delegar responsabilidades. Logo, o colaborador se sentirá mais feliz ao perceber que o seu gestor confia em seu trabalho.
4. Desenvolva os colaboradores
O colaborador se sente mais satisfeito no ambiente de trabalho quando percebe que o seu gestor assume responsabilidades frente aos superiores, defende as suas ideias e incentiva o desenvolvimento do seu talento.
5. Respeite os funcionários
Quando uma empresa respeita os seus funcionários, agindo com educação e atendendo as necessidades deles, deixa o ambiente muito mais leve e agradável. Sendo assim, os colaboradores passam a se sentir mais à vontade e satisfeitos na execução de suas atividades.
Com estas dicas você percebeu que a satisfação no trabalho é algo possível de ser alcançado. Porém, é necessário entender que empresa e funcionário devem andar lado a lado para chegar ao objetivo comum.